50 anos depois do ultimo concerto dos THE BEATLES
No dia 30 de janeiro de 1969, Londres assistiu à última performance ao vivo dos Beatles. Foi no alto do telhado da Apple Corps, empresa e gravadora fundada pelos membros da banda, a primeira aparição do grupo após dois anos de hiato, quando tocaram All You Need Is Love e Hey Jude para a plateia do programa Our World – primeiro programa de TV transmitido via satélite – feito diretamente do estúdio dois da Abbey Road Records.
O telhado da Apple Corps não foi a primeira opção do grupo. Os integrantes tinham ideias extravagantes para a gravação, que iam do anfiteatro romano ao deserto do Saara. Mas, como o entusiasmo pelo projeto diminuia cada vez mais, John Lennon teve a ideia de realizar o show no topo da gravadora, segundo Billy Preston, tecladista convidado da banda.
Naquele dia 30, uma quinta-feira, os quatro integrantes subiram cinco lances de escadas e, no alto do prédio três da Savile Row, em Londres, tocaram cinco músicas. Foram 42 minutos de gravação, que resultaram no documentário de 21, conhecido pelo público.
A gravação poderia ser maior se não fosse pela polícia, localizada no número 27 da mesma rua da gravadora. Policiais deixaram os Beatles tocarem por mais de 40 minutos, mas, quando as reclamações dos vizinhos dispararam na delegacia, os guardas azuis agiram.
John Kosh, funcionário da gravadora, relembrou no livro Beatles-Discography.com: Day-By-Day Song-By-Song Record-By-Record que alguém da polícia ligou avisando “Vocês tem dez minutos”. Segundo Kosh, eles se livraram de “todas as coisas” jogando descarga abaixo.
Após o último show, que fazia parte de um novo álbum, cada integrante já tinha projetos pessois. O Caderno 2 relembrou a carreira de cada membro após 30 de janeiro.
Em homenagem a esse momento marcante da história, o Estado, junto à banda ZoomBeatles, gravou no alto da sede do jornal, em São Paulo, uma performance com as mesmas músicas do último show dos Beatles.